Santos e suas orações

 

Oração a Nossa Senhora do Desterro

"Ó Virgem admirável, cheia de firmeza, paz e constância que nem as pessoas humanas poderão seduzir, e nem promessas, nem ameaças poderão abalar, vós, que desprezastes, vos assentastes sobre o primeiro trono do mundo e que não quisestes reinar com um dos mais poderosos imperadores para seguir a Jesus Cristo, que tinhas escolhido por vosso esposo. Ó Nossa Senhora do Desterro! Obtenha-me a graça de me desapegar também das coisas da terra, para vencer os obstáculos e desprezar as vaidades do mundo, possa alcançar, como vós, a bem-aventurança eterna. Assim seja."

 

Para pedir protecção

 

"Senhor Deus, que castigastes como dilúvio a humanidade pervertida, mas prometestes a Noé que nunca haveis de permitir este castigo e firmastes a Vossa promessa com o arco-íris nas nuvens, preservai-nos de enchentes e furacões, defendei nossas casas de vendavais, afastai a chuva de pedras, protegei nossas parreiras, trigais e outras plantações de saraivadas, ventanias e geadas fora do tempo. Senhor do tempo, do frio e do calor, da chuva e do sol, dos raios e das tempestades, pedimos que controleis todas as forças da natureza. Mostrai-nos a Vossa face misericordiosa no brilho do arco-íris e que a Vossa bondade infinita se manifeste na bonança e na claridade do sol para que a esperança e a confiança que em Vós depositamos tenham a sua confirmação na acção favorável de Vossa mão omnipotente."

 

Oração a Santa Rita de Cássia

 

"Deus, nosso pai e amigo! Sois o criador da vida e do mundo! Sois a fonte de onde brotam todas as graças e bênçãos. Abençoai Vossos filhos de Santa Rita de Cássia. Socorrei os pobres, as viúvas, os órfãos e dai-nos um coração nobre e generoso. Curai os doentes, os alcoólatras, os drogados e dai-nos um coração sábio e verdadeiro. Abençoai nossas famílias, nossos amigos, os que connosco trabalham e todos aqueles por quem somos obrigados a rezar; dai-nos um coração justo e fraterno. Ajudai-nos em todas as nossas dificuldades para que levemos uma vida digna da vocação cristã e construamos um mundo que seja sinal do Vosso Reino. Rogai por nós, Santa Rita de Cássia, para que sejamos dignos da promessa de Cristo. Amém

 

 

São Brás

 

No dia 3 de Fevereiro é comemorado o dia de São Brás. Este santo ficou conhecido por curar animais e também doenças em pessoas, especialmente de garganta, por ter salvado um menino engasgado com um peixe. Nasceu por volta do século III, em Sebaste, cidade da Arménia, onde também trabalhou como médico. Certo dia, resolveu abandonar tudo para dedicar toda a sua vida a Deus, tendo, assim, uma vida simples.

 

Oração I

 

"Senhor, pelos méritos de São Brás, peço-Vos por minha saúde e, especialmente, que me liberteis dos males da garganta. Rogo-Vos, também, por minha vida espiritual. Libertai-me da preguiça na oração, pois é a única maneira de manter-me sempre unido a Deus. Amém. São Brás rogai por nós."

 

Oração II

 

"Ó bem-aventurado São Brás, que recebestes de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige, conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar correctamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Eu vos prometo, São Brás, que a fala que sair da minha garganta será sempre:

De verdade e não de mentira. De justiça e não de calúnias.

De bondade e não de aspereza. De compreensão e não de intransigência.

De perdão e não de condenação. De desculpa e não de acusação. De respeito e não de desacato. De conciliação e não de intriga. De calma e não de irritação. De desapego e não de egoísmo. De edificação e não de escândalo. De ânimo e não de derrotismo. De conformidade e não de lamúrias.

De amor e não de ódio.

De alegria e não de tristeza. De fé e não de descrença.

De esperança e não de desespero.

São Brás conservai minha garganta livre daquela doença brava para que minhas palavras possam louvar a Deus, meu criador, e agradecer a vós, meu protector. Assim seja."

 

São Jorge

 

Em 1963, o Papa o excomungou pela acusação de não ser um santo, mas uma lenda. Mesmo assim, possui muitos devotos. São Jorge foi um guerreiro que, depois de lutar, converteu-se ao cristianismo e dedicou sua vida à fé.

 

Oração I

 

"Ó Deus todo-poderoso, vós nos protegeis pelos méritos e bênçãos de São Jorge. Fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos e fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida. Que ele nos alcance de vós a firmeza diante da vossa vontade contra as ciladas do mal. E assim, vencendo como São Jorge venceu, possa-mos triunfar convosco no céu, e participar das eternas alegrias. Amém."

 

Oração II (para conseguir emprego)

 

"São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor Abri os meus caminhos. Ajudai-me a conseguir bom emprego. Fazei que eu saiba estimar a todos, superiores, colegas e subordinados, e também ser estimado. Que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre no meu coração, na minha família, na minha escola e no meu trabalho. Velai por mim e pelos meus, protegendo-me sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos, ajudando-nos também a transmitir paz, amor e harmonia a todos os que nos cercam. Amém."

 

Santo Expedito - o santo das causas urgentes

 

Sem dúvidas, o santo muito requisitado pelos povos. Isso porque ele concede muitas graças ajudando a quem precisa, seja pobre ou rico. Basta ter alguma dificuldade de qualquer origem que Santo Expedito atende por suas preces. Seus devotos acreditam que ele pode ajudar na solução de qualquer problema.

 

Oração

 

"Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito, Vós que sois o santo dos desesperados. Tu que sois o santo das causas urgentes proteja-me, ajuda-me, dê-me forças, coragem e serenidade. Atenda o meu pedido. (fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar essas horas difíceis, proteja-me de todos que me possam prejudicar, proteja minha família, atenda o meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranquilidade, meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto da minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado."

Rezar I pai-nosso, I ave-maria e fazer o sinal-da-cruz

 

Santa Edwiges

 

16 De Outubro é dia desta santa que praticou a caridade durante toda a sua vida. Ajudou aos pobres, enfermos, prisioneiros e a qualquer um que estivesse passando por dificuldades. O amor ao próximo foi sua grande marca. De origem alemã, ela foi uma duquesa no palácio do príncipe Bertoldo e da princesa Inês em 1174. Ao ficar viúva, entrou para um mosteiro e dedicou-se somente a Deus pelo resto de sua vida.

 

Oração I

 

"Ó Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, e no Céu agora desfrutais do eterno prémio da caridade que em vida praticastes, suplicante te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente preciso: (fazer o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém."

Rezar 1 pai-nosso, 1 ave-maria e fazer o sinal-da-cruz.

 

Oração II

 

"Ó grande Santa Edwiges que passastes a vida ajudando e amparando os pobres. Agora, no céu, intercedei pelos abandonados, socorrei os endividados que não sabem como saldar seus compromissos. Sois a minha advogada junto a Deus: rogai por mim. Eu preciso tanto desta graça (faça seu pedido). Acima de tudo, eu vos peço: rogai a Deus por mim, para que eu saiba perdoar a quem me ofendeu, e que eu só espalhe, por onde passar, o profundo sentimento cristão de saber perdoar"

 

Santo António - o santo casamenteiro

 

O dia dedicado a este santo é 13 de junho. Sua vida religiosa começou na Ordem de Santo Agostinho, tendo seguido para a ordem de São Francisco de Assis, onde viveu 11 anos. Morreu em 1231 e foi canonizado em 1232. Ajudou muitas famílias com dificuldades financeiras, distribuía pão entre os mendigos, daí o famoso "Pão de Santo António."

Ganhou o título de santo casamenteiro devido a uma lenda que diz que uma jovem, após rezar muito para conseguir namorado, irritou-se e jogou a imagem se Santo António pela janela. Foi então que ela caiu sobre um rapaz pelo qual ela se apaixonou e acabou se casando.

 

Oração para os namorados

 

"Meu grande amigo Santo António, tu que és o protector dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Fazei que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, que seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja."

 

Oração para obtenção de graças

 

"Glorioso Santo António, que tivestes a sublime felicidade de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça).

Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os pecados de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém."

 

Maria Madalena

 

Em 22 de Julho comemora-se, na Igreja Católica, o dia de Maria Madalena. Durante a vida foi considerada uma pecadora. Ela é citada no Evangelho de Lucas, João e Marcos como aquela de quem foram expulsos sete demónios, fazendo parte de um dos milagres de Jesus.

 

Oração a Santa Maria Madalena I

Santa.Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. Fazei com que também eu, pobre pecador conheça o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de, Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre.Ámen

 

Oração a Santa Maria Madalena II

 

"Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: muito lhe foi perdoado porque muito amou... Vai. Em paz, os teus pecados estão- perdoados, alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e, assim, mais cedo ou mais s tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do divino Mestre. Como Jesus ressuscitado vos chamou pelo nome: "Maria!" Ele chame também pelo meu nome e eu nunca mais me desvie de seu amor, com recaídas nos erros do meu passado. Santa Maria Madalena, eu vos peço esta graça, por Cristo Nosso Senhor. Amém."

 

Oração a Santa Maria Madalena III

 

"Luminosa, a aurora desperta e o triunfo de Cristo anuncia. Tu, porém, amorosa, procuras ver e ungir o seu Corpo, ó Maria. Quando O buscas, correndo ansiosa, vêem o anjo envolvido em luz forte. Ele diz que o Senhor está vivo e quebrou as cadeias da morte. Mas o amor tão intenso prepara para ti recompensa maior: crês falar com algum jardineiro, quando escutas a voz do Senhor Estives-te de pé junto à cruz, com a Virgem das Dores unida, testemunha e primeira enviada és agora do Mestre da vida. Bela flor de Magdala, ferida pelo amor da divina verdade, fazer arder o fiel coração com o fogo de tal caridade. Dai-nos, Cristo, imitarmos Maria em amor tão intenso, também, para um dia nos céus entoarmos Vossa glória nos séculos. Amém. "

 

São Cristóvão

 

É conhecido como o protector dos viajantes e dos motoristas. Seu dia é comemorado em 25 de Julho. Nasceu em Cananeia no século III. Trabalhava na conversão das pessoas ao cristianismo, mas acabou sendo preso e, no seu interrogatório, não aceitou a imposição de que deveria cultivar outros deuses. Foi então condenado à fogueira. Ficou sentado em uma cadeira de ferro incandescente, mas as chamas não o queimaram e nem mesmo as flechas dos arqueiros o atingiram.

 

Oração

 

"Ó, São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu tiver de enfrentar venham elas dos homens ou do espírito infernal. São Cristóvão rogai. Por nós."

 

São João Batista

 

É conhecido como o santo que baptiza em nome do Senhor. Foi ele quem baptizou Jesus Cristo. Homenageado no dia de seu nascimento, 24 de Junho, impressionava as pessoas pela vida disciplinada que levava e por suas palavras de fé e amor.

 

Oração

 

"São João Batista, voz que clama no deserto: endireitai os caminhos do Senhor. Fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo." São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós

 

São Francisco de Assis

 

Ficou conhecido como o protector dos animais. Abandonou tudo o que tinha para levar uma vida sem apego aos valores materiais. Cuidou dos doentes e dos pobres. Morreu em 3 de Outubro de 1226, tendo sido canonizado dois anos depois. Seu dia é 4 de Outubro.

 

Oração

 

"Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz!

Onde houver ódio, que eu leve o amor,

Onde houver ofensa que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia, que eu leve a união.

Onde houver dúvida, que eu leve a fé.

Onde houver erro, que eu leve a verdade.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.

Onde houver trevas, que eu leve a luz!

Ó Mestre fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna!"

 

São Cosme e Damião

 

Protegem as crianças e são os padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos. São homenageados no dia 27 de Setembro. Não há registos da história desses santos, a qual se passa na Síria. Eles curavam qualquer tipo de doença não só das pessoas como também dos animais.

 

Oração

 

"São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa protecção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu. São Cosme e Damião roguem por nós. Amém."

 

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

 

Esta é mais uma das aparições da Mãe de Jesus. Ficou conhecida em 1700 depois de ter sua imagem pintada por um artista italiano. Ele fez seu trabalho de acordo com os dizeres de Santo Irineu. Ela é homenageada no dia 8 de todos os meses.

 

Oração

 

"Santa Maria, cheia da presença de Deus, durante os dias de tua vida aceitastes com toda a humildade a vontade do Pai, e o Maligno nunca foi capaz de envolver-lhe com suas confusões. Junto a Teu Filho, intercedestes por nossas dificuldades e, com toda paciência, nos destes exemplos de como desenrolar as linhas de nossa vida. E, ao se dar para sempre como nossa Mãe, pões em ordem e fazes mais claros os laços que nos unem ao Senhor

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Tu que com coração materno desatas os nós que entorpecem nossa vida, te pedimos que recebas em tuas mãos a(o) (diga o nome da pessoa que precisa de ajuda) e que a(o) livres das amarras e confusões com que a(o) castiga aquele que é nosso inimigo.

Por tua graça, por tua intercessão, com teu exemplo, livra-nos de todo o mal, Senhora Nossa, e desata os nós que impedem de nos unirmos a Deus para que, livres de toda confusão e erros, O Louvemos em todas as coisas, coloquem Nele nossos corações e possamos Servi-lo sempre através dos nossos irmãos. Amém."

 

São Sebastião

 

Nascido em Narbonna, na Itália, era um soldado e cristão convicto. Ajudava as pessoas e trabalhava na conversão dos prisioneiros. Foi condenado à morte por traição à pátria. Foi amarrado em um tronco e morto a flechadas.

 

Oração I

 

"Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão. Hoje nós viemos pedir vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim pedi a Jesus por nós para que nós sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus pedi a Ele por nós para que aumente nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente nosso amor para com todos. Enfim, glorioso mártir São Sebastião protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei nossas plantações e nossos rebanhos que são dons de Deus para o nosso bem, para o bem de todos. E defendei-nos do pecado que é o maior mal, causador de todos os outros."

 

Oração II

 

"Deus omnipotente, que conheceis a nossa enfermidade, fraqueza, agonia, ânsia e tribulações desta vida, fazei que a todos nos valha a intercessão de São Sebastião seu glorioso mártir e protector dos cristãos. São Sebastião, meu intercessor, vós que sofrestes os ferimentos e recebestes no corpo as flechas da indiferença e da vingança, sofrendo vil e infamante processo pela glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, dignai-vos a interceder para que possa obter do Altíssimo a graça de (citar aqui a graça desejada), e ainda a graça da salvação da minha alma para vossa maior gloria. Honra e glória vos renderei em todos os dias de minha vida. Amém."

Oração a São Sebastião II -protecção contra doenças

"Omnipotente e eterno Deus, que pelos merecimentos de São Sebastião, vosso glorioso mártir, livrastes os vossos fiéis de doenças contagiosas, atendei as minhas súplicas para que, recorrendo agora da nossa necessidade a vós, a fim de alcançar semelhante favor, mereçamos, por sua valiosa intercessão, sermos livres do flagelo da peste e de toda moléstia do corpo e da alma. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém."

 

Oração Contra o mau-olhado

 

"Senhor São José, Santo António, muito amado, e Santa Isabel Coroada, desceram de seus finos tronos com seus santos poderes para curar (dizer o seu nome ou o nome de quem está sofrendo a inveja) de quebrantos e olhados que (me) lhe botaram. Se foi na beleza, se foi no olhar, se foi nas carnes, se foi no andar, se foi nos cabelos, se foi na simpatia, se foi na limpeza, se foi na bondade, se foi nos interesses, se foi-) - nos negócios, com dois botaram, com três eu tiro. Olhado maldito, saia daqui, que a cruz de Deus, Nosso Senhor ande sobre ti. Senhor São José, Santo António, muito amado, e Santa Isabel Coroada, retirem do (meu) corpo de (dizer o seu nome ou da pessoa) quebrantos e olhados."

 

Oração para antes de dormir

 

"Criai em mim, ó Deus, um coração puro e um espírito recto. Ó, Deus de Bondade e Misericórdia, tomai conta do meu corpo e de minha alma. Perdoai os meus pecados. A minha consciência não me acusa de ter feito mal a quem quer que seja. A ninguém desejei o mal. Durmo o sono tranquilo do justo. Nada invejo, nada cobiço.

Se tenho falhas e fraquezas, são mais o fruto da matéria do que propriamente do espírito. As vibrações de matéria, às vezes, sufocam as vibrações do espírito. O espírito deveria dominar a matéria, mas nem sempre pode fazê-lo. Forças estranhas e mais fortes subjugam o mais recto dos espíritos. O poderoso recurso da oração também falha, mas a fé, nunca a abandonaremos. A fé será sempre a luz que ilumina o espírito para os bons pensamentos.

A última morada da minha mísera matéria será o pó da terra. O meu espírito eterno, através, da sua eternidade, enxergará a verda-de que o Senhor nos ensinou.

Ó Deus sede o meu farol. Fortalecei a minha fé, guiai os meus passos, abençoai o meu trabalho. Não permitais nunca que eu me afaste de Vós. Livrai-me dos perigos de errar e salvai-me dos pecados.

Não deixais que as ondas de tentação me atirem contra as fraquezas da matéria e refreai os maus instintos do meu espírito, para que ele não sofra nunca a condenação eterna. Sede perenemente no meu coração. Permanecei em mim e eu estarei convosco. Assim seja."

 

Oração a Nossa Senhora dos Impossíveis

 

"Ó, Santa Mãe de Deus, e também nossa Mãe, nós vos venera-mos com o sugestivo título de Nossa Senhora dos Impossíveis, porque sois Mãe de Deus, Virgem e Mãe Imaculada Conceição, privilégios estes que não foram concedidos a nenhuma outra criatura, mas somente a vós, Ó Virgem bendita e bondosa, Mãe de Deus e nossa Mãe, humildemente vos pedimos: socorrei os que passam fome e vivem na miséria, curai os doentes de corpo e de espírito, fortalecei os fracos, consolai os aflitos, pedi pelas vocações sacerdotais e religiosas, e transformai as famílias em santuários vivos de fé e caridade, no seio da igreja.

Pedi pelo papa, pelos bispos e por todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas para que governem com justiça e amor E agora, o Senhora dos Impossíveis, olhai para nós, que rezamos esta novena, e alcançai-nos de Jesus, vosso divino Filho, as graças que agora suplicamos (nessa hora, peça as graças desejadas)."

 Em seguida, reze 1 pai-nosso, 1 ave-maria e 1 glória ao pai.